E o dinheiro, hein? Você acha que ele traz felicidade?
Pois um estudo de Harvard mostrou que o dinheiro é fundamental no sistema de vida que temos hoje: ele ajuda as pessoas a evitar uma série de aborrecimentos do dia a dia. Dessa forma, ele é uma ferramenta para evitar o estresse. Mas não é só isso. Evitando estresse, ele indiretamente compra felicidade.
O professor da Harvard Business School (HBS), Jon Jachimowicz, conta uma experiência pessoal. Depois de anos vivendo como um estudante de pós-graduação em dificuldades, Jachimowicz recebeu sua nomeação na HBS e, com isso, adquiriu estabilidade financeira. Seu pai sempre lhe dizia: “Você vai ter que aprender a gastar dinheiro para resolver problemas”. O estudo citado no início dessa matéria foi levado a cabo com 522 participantes, que mantiveram um diário durante 30 dias rastreando eventos cotidianos e suas respostas emocionais a eles. Entre as principais descobertas, o estudo revelou:
- O dinheiro reduz o estresse intenso: os participantes com renda mais alta experimentaram menos intensidade negativa com relação a eventos angustiantes;
- Mais dinheiro traz maior controle: aqueles com renda mais alta sentiram que tinham mais controle sobre eventos negativos e esse controle reduziu seu estresse;
- Renda mais alta leva a uma maior satisfação com a vida: pessoas com renda mais alta geralmente estavam mais satisfeitas com suas vidas.
“Não é que as pessoas ricas não tenham problemas”, disse Jachimowicz, “mas ter dinheiro permite que você resolva problemas, e os resolva mais rapidamente”.