Uma pequena malandragem está sendo implementada pelos bancos: a alteração da data de fechamento das faturas do cartão de crédito. Normalmente, esse prazo é de sete dias (entre o fechamento da fatura e o seu real vencimento). Ele já foi de catorze dias na década passada. Porém, há movimentos mostrando que esse prazo está sendo reduzido.
Para quem tem suas finanças sob controle, nada muda. Afinal, o que conta é o vencimento do boleto para pagar. Já quem se utiliza da tal “melhor data de compra”, precisa ficar atento. Imagine o seguinte: você está acostumado a comprar na tal “melhor data”, que é qualquer dia imediatamente após o fechamento da fatura – e antes do vencimento da fatura. Se essa data for alterada, você poderá ter problemas. O motivo? Aquela compra que você pensou que só iria cair no cartão no mês subsequente poderá estar listada já na próxima fatura. E não há o que reclamar. Nubank e Santander, que são duas instituições com as quais tenho cartões, já vem operando com esse intervalo de sete dias.
Assim, todo cuidado é pouco. Revise sua última fatura e esteja atento a essas movimentações por parte dos bancos. Eles até podem vir a informar isso ao cliente, mas a maioria não vai entender o que está acontecendo.