A maioria das pessoas costuma achar que quem ganha dinheiro com facilidade torna-se automática e eternamente rico. Esse é um conceito errado e não deve ser negligenciado. Experimente consultar o Google com a seguinte busca: “ganhadores da Mega Sena que perderam tudo”. Ou então substitua Mega Sena por Loteria Esportiva, aposta semelhante que era feita décadas atrás.
Existem algumas formas de obtermos dinheiro em abundância e, seguramente, o trabalho (honesto) não é uma regra geral. Não é trabalhando duro que você fica rico, longe disso. Afirmei isso na minha participação no canal Novo Normal, no Youtube (você pode conferir em https://www.youtube.com/watch?v=xwjrpL2bn6Q). Para ficar rico trabalhando você precisa de um esforço descomunal, renunciando prazeres, economizando ao máximo e guardando/investindo o excedente. Há ainda o fator tempo nessa equação. Receber uma herança ou ganhar um prêmio inesperado é bem mais cômodo, e pode ser mais rápido.
Porém, manter o dinheiro economizado exige um empenho ainda maior. Isso porque nesse momento o psicológico da pessoa começa a produzir efeitos: “por que diabos eu não posso trocar o carro, que é um sonho de tempos, se eu tenho o dinheiro necessário para isso na conta?” Ou “às favas a tal reserva de segurança: eu vou fazer aquela viagem programada antes que eu morra!”.
Uma das regras básicas para o equilíbrio provém de um princípio geral da Economia: vivemos em um mundo onde os recursos são finitos, mas as demandas das pessoas são infinitas. Quando você conseguir equalizar isso terá alcançado a sabedoria financeira.