Problemas com finanças e incompatibilidade financeira já foram o terceiro maior motivo de separações de casais no Brasil. Á frente, acreditem, de traição. Mas por que esse assunto é tão sério?
A falta de honestidade em relação às finanças por parte de um dos membros do casal é uma ofensa difícil de engolir. Ela pode se manifestar de várias formas e, claro, uma vez instalada, tende a crescer. Esconder alguma compra do parceiro, mentir sobre o quanto ganha ou o quanto gasta, ocultar recebimentos extras, mentir sobre o tamanho das dívidas são as mais comuns e que produzem danos consideráveis no relacionamento.
Assim, uma boa solução é sempre ter uma conversa aberta sobre o assunto. Como é muito difícil que no casal ambos ganhem salários iguais, essa conversa se torna ainda mais fundamental. Conversar sobre dinheiro desde o início do relacionamento – para que ambos se conheçam com relação a esse assunto – e construir conjuntamente uma reserva de emergência pode ser o caminho para evitar brigas e consequências mais sérias.