Lançado como meio de pagamento instantâneo, o Pix agora passa a ter funções um pouco diferentes daquela para qual foi criado. Com 469 milhões de chaves ativas desde o seu lançamento, em novembro de 2020, o Pix caiu no gosto popular. Trata-se de um meio seguro, confiável e gratuito para pagamentos e transferências de recursos. Depois do Pix Saque e do Pix Troco, agora surge o Pix Parcelado. Mas é bom entender como ele funciona para não ter surpresas desagradáveis já que, ao fazer o Pix Parcelado, o cliente está pedindo ao banco um “adiantamento” do valor da transação.
Mas atenção: ele não é, ainda, um meio oficial de pagamento aprovado pelo Banco Central. Não há regras oficiais, ainda, para esse tipo de operação. Portanto, seu uso fica sob responsabilidade e risco do usuário.
As regras de funcionamento variam de acordo com a instituição. De forma geral, são essas as características:
- Você faz uma compra selecionando o Pix como forma de pagamento;
- Na hora de pagar, você escolhe o número de parcelas e a data de vencimento. Se for um Pix Parcelado no cartão de crédito, a data de vencimento é a do cartão. Porém, se for um parcelamento que não está atrelado ao cartão, normalmente essa data é a da efetivação da compra, ou o consumidor poderá escolher o melhor dia;
- Aprovado o pedido, o Banco concede instantaneamente uma linha de crédito no valor da compra solicitada;
- A pessoa ou empresa para quem você enviou o Pix recebe o valor integral instantaneamente.
Basicamente existem dois tipos de Pix Parcelado: o que usa o limite do cartão de crédito, e o que é uma linha de crédito, sem relação com o cartão. No primeiro você usa seu limite para fazer esse parcelamento via Pix. Já o parcelamento sem o cartão é uma linha de crédito, semelhante a um empréstimo pessoal.
Essa modalidade não pode ser considerada como gratuita, a exemplo do Pix tradicional. Isso porque o Pix Parcelado é uma linha de crédito, que envolve cobrança de juros, IOF e eventuais tarifas adicionais. Sendo assim, é preciso ficar atento para saber se essa compra valerá a pena, saindo mais cara do que você imaginaria. Por fim, o Pix Parcelado não tem aprovação geral: é preciso que a loja aceite essa modalidade de pagamento.