Sim, você não leu errado. É sabido que no Brasil o ano só começa realmente após encerrado o Carnaval. Antes disso tudo anda de lado: ressaca das festas de final de ano, férias escolares, praia, viagens. Há ainda as resoluções para o ano que se inicia e que, quando se fala de Brasil, se arrastam pelos gabinetes governamentais. Ninguém vai tomar decisões sem um mínimo de previsibilidade.
2024 começa com números estarrecedores: mais de 70 milhões de brasileiros estão com dificuldades para pagar suas contas. A situação, a cada ano que passa, piora. E não adiantam incentivos, programas de regularização, ‘Desenrola’. Estruturalmente há um bloqueio que impede que se resolva parte disso. Por um lado, a Economia sinalizando que o que já estava ruim deve piorar: reoneração de vários produtos, notadamente medicamentos e combustíveis, aumento nas tarifas públicas como água, energia elétrica e os tributos como ICMS e IPVA (estaduais) IPTU e ISSQN (municipais). De outro lado, há o já histórico problema do brasileiro que não entende o ambiente em que está inserido. Pequenas decisões que aparentemente o beneficiam em casos extremos podem produzir um dano inimaginável. Exemplo? A mania de cair na conversa do gerente de banco e colocar seus pagamentos em débito em conta. Como temos dito repetidas vezes, estamos em uma guerra e se você não entender as regras do jogo, estará perdido.
Assim, faço um convite a você que está lendo: que tal definir 2024 como o ano da virada? A Clínica de Finanças desenvolveu produtos voltados justamente a lhe mostrar como esse sistema todo funciona e, claro, como ele é montado para exclusivamente tirar o máximo de proveito possível de você e seu dinheiro. Não admira que tantos brasileiros estejam com problemas. E não admira que os balanços dos bancos estejam cada vez maiores. Fale conosco e solucione de vez a sua vida financeira!