" Quem ganha, fala; quem perde esconde."

home / consultoria

Blog

Nossa equipe de especialistas desenvolveram matérias com dicas e novidades para você ficar ligado em todas as tendências sobre finanças. Confira a seguir!

O PIX É SEGURO. SERÁ?

Parece que começam a vir a público problemas ocorridos na plataforma do PIX. Fui surpreendido por um relato absurdo de um amigo paulistano, contando o susto que passou e a expectativa de recuperar o dinheiro perdido.

No dia 17 de novembro ele foi confrontado com uma movimentação atípica em sua conta-corrente. O Banco, privado, figura entre os cinco maiores do Brasil. O relato (via whatsapp):

“Ontem (17/11) tomaram da minha conta R$ 12 mil via três PIX, sendo que nem tenho habilitado isso na minha conta porque não confio nesse processo. Fiz Boletim de Ocorrência, contestação junto ao Banco, e me pediram para aguardar 72 horas úteis para o setor de fraudes analisar. Foram 3 PIX em menos de cinco minutos, tudo da B2W Companhia Digital (marketplace das Lojas Americanas). Foi surreal.”

Até aqui, tudo normal em se tratando e análise do setor de fraudes do banco. Eles realmente precisam desse tempo para rastrear como esse processo se deu. É uma tarefa obrigatória do banco e interessa a todo o sistema, por motivos óbvios. Segue:

“Hoje (18/11) fui até minha agência conversar com a gerente. Ela me disse que mesmo eu não tendo chave PIX eu conseguiria efetuar PIX para outra pessoa/empresa: apenas o recebedor é que precisa ter habilitado o PIX na sua conta para se efetivar o pagamento. Perguntei à gerente como que o sujeito consegue fraudar o aplicativo do banco e efetuar um PIX usando uma chave que eu nem tenho? Ela não soube me responder. […] Está nítida a falha do banco pois conseguiram habilitar, no mesmo dia, um celular no aplicativo para efetuarem a fraude. Detalhe: meu telefone é iPhone, só uso aplicativos oferecidos e homologados pela loja da Apple.”

Porém, o mais impressionante é que esse não parece ser caso isolado. Ele continua:

“Fiquei com a atendente do Banco por mais de uma hora ao telefone, isso porque ela precisava cadastrar cada fraude do PIX individualmente. Ela me contou que atendeu um outro cliente que sofreu uma fraude de 180(!) transações e foi preciso fazer o registro individual de cada uma delas. O cliente precisa ficar na linha para concluir o processo todo. Passou de quatro horas esse atendimento. […] A escrivã da Polícia me disse que existem mais golpes desse tipo justamente em quem não tem chave PIX cadastrada.”

Por fim, ele conclui:

“Só não levaram mais porque tentaram um quarto PIX – de R$ 8.400,00 – e não obtiveram sucesso. Emergencialmente tive que tirar todo o saldo restante da conta-corrente e transferir para uma conta-poupança para não sofrer maiores prejuízos. […] Provavelmente o sujeito entrou na minha conta via o aplicativo de cartões do banco e conseguiu acessar meu saldo. Os PIX foram feitos da conta-corrente e não pelos cartões (crédito ou débito). Tudo no meu iPhone é validado por reconhecimento facial. Não uso senha para nada”.

Fica aqui a recomendação para que você não perca de vista o controle da sua conta-corrente. É preciso monitorar, constantemente e a cada um ou dois dias, o saldo e a movimentação da conta. Quanto mais tempo decorrer da identificação do problema, mais difícil fica a recuperação de um eventual prejuízo. Você, claro, poderá acionar o Judiciário. Mas aí, como todos sabemos, a novela vai se estender por anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NEWSLETTER
Receba nossas novidades no seu e-mail

    ONDE ESTAMOS
    Rua Tarragona nº 160 – casa 6 – Setor Jardim Europa. CEP 74.330-580 – Goiânia

    2023 © CLÍNICA DE FINANÇAS - CNPJ 14.222.169/0001-09
    Desenvolvido por Cronos Digital
    WhatsApp