Existe uma região na Terra onde a qualidade de vida dos seus habitantes, incluindo aí os aposentados, se destaca em comparação com os demais países. A preocupação dos governos, aliada à cultura desses povos, possibilita um ganho de bem-estar inigualável.
O Global Retirement Index (GRI) analisa 44 países diferentes e os classifica com base em sua segurança de aposentadoria. O índice considera 18 fatores, que são agrupados em quatro categorias abrangentes:
Saúde: gastos com saúde per capita, expectativa de vida e gastos com saúde dos não segurados;
Qualidade de Vida: Níveis de felicidade, água e saneamento, qualidade do ar, outros fatores ambientais e biodiversidade/habitat;
Bem-estar Material: Renda per capita, igualdade de renda e níveis de emprego;
Finanças na aposentadoria: dívida do governo, dependência dos idosos, taxas de juros, inflação, governança, pressão fiscal e empréstimos bancários inadimplentes.
Dos ditos “países nórdicos”, região da Europa que abrange o Atlântico Norte, e que são constituídos por cinco nações, duas não estão listadas: Finlândia e Suécia. As demais são consideradas verdadeiros ‘paraísos’ para a pessoa se aposentar (Dinamarca, Islândia, Noruega). Seria algo relacionado com a cultura dessa região?