Se você é dona de casa – ou não é mas na sua casa é quem faz as compras – já deve ter se deparado com uma pequena ‘safadeza’ da indústria: a venda de produtos com peso ou volume diferente daqueles que estávamos a costumados a adquirir.
Funciona assim: a indústria, quando não quer aumentar o preço de algum produto, recorre a um expediente no mínimo discutível: pega a mesma marca e reduz o volume que tem dentro da embalagem. Exemplos e mais exemplos não faltam: a garrafa de óleo de cozinha, que nem tão antigamente continha 1 litro, agora vem com 900 ml; o pacote de biscoitos recheados, que veio de 500g para 450 g (uma redução de 10%). Na área de limpeza, então, os casos são fartos: sabão em pó, desengordurante, amaciante de roupas, detergente… Em comum entre eles um fato: o consumidor não consegue identificar redução de preço na mesma proporção da queda do volume.
Portanto, fica a dica: se você vai no supermercado na base do ‘piloto automático’, cuidado. Você pode estar comprando um produto baseada na informação que tinha um ano atras mas ele, o produto, pode ter sofrido mudanças na sua apresentação.