Em Economia, reduflação é o processo em que produtos sofrem redução de tamanho, ou quantidade, ou volume enquanto que seu preço se mantém inalterado ou até aumenta. No Brasil essa prática é mais vista nos itens de alimentação ou de higiene pessoal. Esse efeito geralmente é uma consequência do aumento de preços dos bens evidenciando, principalmente, a perda do poder aquisitivo da moeda e a queda da capacidade de compra dos consumidores. Esse fenômeno é notório em produtos embalados.
Agora vamos para a atualidade: se você tiver uma boa memória lembrará que está encontrando produtos nas gôndolas cujas embalagens, anteriormente, vinham anunciando um volume maior. Evidente que isso não significa que o volume diminuiu para manter o preço: esse produto pode ter sofrido majoração, mesmo que pequena. É o ajuste que as empresas fazem para produzir impacto menor no preço final dos seus produtos e, com isso, minimizar uma surpresa desagradável no consumidor.
Nossa recomendação continua sendo a mesma: pesquisa ainda é a melhor arma que o consumidor tem ao seu dispor. Técnicas de compra – principalmente em supermercados – nós já mostramos por aqui. Agora é tempo de análise de preços relativos. Se você não fizer isso, seu dinheiro irá embora mais rapidamente.